Carmen Ventura Scarpelli nasceu em Guaranhus/MG em 26.11.1929. De família católica, casou-se cedo e com 18 anos passou a residir em Belo Horizonte, constituindo lá sua família. Em BH precisou de auxilio por problemas pessoais, sendo socorrida por amigos que a atenderam e indicaram a frequentar a casa espírita, pois sua mediunidade já estava bastante aflorada.
Mesmo passando por muitas tribulações, nunca perdeu sua fé. Sua mediunidade era psicofônica e psicográfica. Orientava e repassava seus conhecimentos a quem solicitasse, sempre com humildade, amorosidade e compaixão.
Assim, foram mais de 40 anos de serviços junto a casa espírita e outros grupos mediúnicos. Quando a idade e os problemas cardíacos não permitiram mais seu deslocamento, Carmen abriu o espaço da sua própria casa, para que acontecessem semanalmente as reuniões mediúnicas. Sempre estudando (tinha toda coleção dos livros de André Luis e Chico Xavier) e disponível para atender os irmãos que a procuravam, com um abraço fraternal e um sorriso amoroso.